Pra quem não sabe, ficar sabendo

O Douglas Donim escreveu em seu blog um texto fantástico, que exprime também o meu sentimento para esses jogos Olímpicos de 2008 (porquê eu me recuso a chamá-los de Jogos Olímpicos de PEQUIM).

Segue abaixo a transcrição completa:

“De quatro em quatro anos, a humanidade põe suas diferenças de lado e se reúne em um grande evento esportivo, a fim de testar os limites de quão fortes, ágeis, répidos e hábeis nós podemos ser. Este ano, a anfitriã dos jogos é a China.

Normalmente, eu estaria entusiasmado com a proximidade das Olimpíadas. Estaria esperançoso de que a união pacífica e os exemplos de boa convivência e competição sadia proporcionados pelos atletas pudesse nos inspirar de alguma forma. No entanto, NÃO ESTOU DANDO A MÍNIMA PARA ESTES JOGOS. Repito.

Nao vou assistir competição nenhuma. Não vou prestar atenção em nada. Não vou torcer para ninguém. Só lamento para o Comitê Olímpico Brasileiro, e minhas desculpas aos atletas, mas por mim esta Olimpíada pode ser um fracasso retumbante. Aliás, tomara que seja. Torço para que seja.

Meus motivos são simples. Não quero ser cúmplice moral da ridícula lavagem que esta festa, que ocorre sempre com a mais elevada das intenções, está fazendo na reputação e na imagem daquele governo bárbaro, absurdo e indecente.

Só para lembrar:

A China é o país do mundo com maior número de execuções por pena de morte. Pelo menos 470 prisioneiros foram executados e outros 1.860 foram condenados à morte na China no ano passado.

A China inunda nossos mercados com produtos dos mais variados, aproveitando as óbvias vantagens do liberalismo econômico. Mas implementar o necessário equivalente social – um verdadeiro liberalismo político, com democracia, liberdade de opinião, de filiação política, de pensamento, de expressão e de acesso à informação (a coisa mais sagrada do mundo civilizado!), nem pensar. É uma ditadura oligárquica comunista desavergonhada que se vale da violência para própria perpetuação.

A China NÃO RESPEITA OS DIREITOS HUMANOS MAIS BÁSICOS RECONHECIDOS PELO MUNDO CIVILIZADO. Nem humanos, nem animais, nem abientais, nada.

A China não mexe uma palha para resolver problemas graves ambientais, que todo país industrializado (ainda mais um país pesadamente industrializado como ela) deve estar constantemente policiando.

Por isso, não contem com meu apoio para nada. Nem ligar a TV eu vou.”

Entenderam agora?

Deixe uma resposta

