Estrelas do Dia-a-Dia

Eu já ouvi muita gente comentar que a vida é sempre a mesma coisa, que nada de novo acontece, que não vê muitas esperanças para isso ou aquilo… Eu mesmo sou um que direto me vejo pensando se o futuro ainda reserva algo de bom pra humanidade. Tenho muitas tendências à não conseguir mais acreditar na esperança.

Mas parando pra pensar, não é bem assim que as coisas deveriam acontecer. Nós não deveríamos reclamar de que “nada de novo acontece”, ou de que “eu preciso de uma mudança na minha vida”. Acredite ou não, ainda existe MUITA coisa por ai que você nem nunca imaginou. Podem ser coisas boas ou coisas ruins, claro. Mas é como eu falei em outro texto: as vitórias só servem para nos darem forças para ultrapassarmos os momentos de dificuldades que, por ventura venham a aparecer.

O segredo é levar a vida como uma criança, um bebê recém-nascido. Tentar ver o mundo com olhos de quem acaba de descobrir coisas novas à cada segundo. Não olhe pra uma porta e veja somente uma porta. Preste atenção nos detalhes. Quantos desenhos diferentes os veios da madeira conseguem formar, e você nunca havia reparado antes? Quantas lascas que se abriram com o tempo poderiam ter entrado na sua pele todo o dia mas, por obra do destino, não o fizeram?

E a sua janela? Claro, a mesma vista de sempre, presa à mesma moldura… Mas espera! E se você subir na cama e olhar novamente? Hmmm, aposto que por esse novo ângulo você não tinha reparado aquela árvore tão antiga no fim da rua, não é mesmo?

E as estrelas? Sério, quantos de vocês se lembram de olhar para os céus durante a noite? No dia-a-dia tão corrido em que vivemos, fica quase impossível lembrar de tomar um tempinho para coisas tão simples… Mas olhar pro céu é um dos meus passatempos favoritos! Seja de dia, observando as formas das nuves e tentando associar formas à cada uma delas, ou seja de noite, ao reparar na intensidade do brilho de cada estrela diferente… E as formas da Lua? Você já brincou de achar o coelho a lebre na superfície lunar? E o dragão do Seu São Jorge?

Aposto que vocês nunca elegeram uma estrela para ser a sua estrela-guia! Eu sabia… São poucos os privilegiados que têm essa capacidade tão estraordinária de passar horas e horas olhando para o céu. E por mais que mude sua visão de ângulo, não consegue deixar de notar aquela estrelinha tão particular, que brilha como que se quisesse chamar a sua atenção. Como se estivesse brilhando para você!

Eu tenho a minha estrela-guia e nunca revelei isso pra ninguém! Mas ela está lá, à sudeste da Lua, logo após as duas estrelas irmãs, que brilham iguais e têm a forma de um par de olhos. Logo ali por perto está a minha estrela-guia. A estrela mais brilhante da noite e, por causa disso eu tenho certeza que outros sortudos também a escolheram como guia-guardiã. Mas eu sei que pra mim ela brilha diferente…

Saber enxergar o mundo com olhos de criança é uma habilidade que poucos conseguem desenvolver, mas que não são poucos que possuem. Basta treinar, acreditar… Tente perceber nuances diferentes dentro da mesmice do dia-a-dia. Tire 5 minutos e respire fundo pra observar aqueles pequenos detalhes que fazem a enorme diferença no nosso humor. Que são pequenos sim, mas que sem eles ai sim a vida seria uma chatice.

Deixe uma resposta

