Cannes

Eu sinto tanta preguiça quando vêm falar de Cannes comigo. Eu não tenho certeza, mas desconfio que seja por isso que eu não me identifiquei com a publicidade ainda. Me falta esse espírito competitivo, essa ganância de ser o melhor, de se mostrar como o mais foda, de ter um troféu para sintetizar a sua profissão.

Primeiro que eu acho ridículo alguém que não seja um atleta, levar sua vida profissional pelo mérito de ganhar prêmios. Você é um PUBLICITÁRIO. Seu enfoque deveria estar em fazer a marca do cliente ser mais conhecida, aumentar as vendas dos seus produtos, e melhorar a comunicação da empresa com seu consumidor. Prêmios não significam nada, só que a sua campanha foi bem produzida.

Meu professor uma vez defendeu os prêmios como sendo um bom meio de mostrar ao cliente que a sua agência (ou aquele profissional X) é o mais qualificado para gerir a conta da empresa. Não teria mais sentido dizer:

– “Oi, sr. Cliente. Vou te apresentar agora as campanhas 1, 2 e 3 que fizemos para tais empresas, e logo aqui estão os dados de aumento de vendas de cada uma delas, após a veiculação da campanha. E aqui estão os dados que mostram que o público-alvo da empresa começou a se identificar melhor com a marca, graças à nossa campanha. Temos até esses dados que mostram que agora a marca já é uma top-minded, e se vende sozinha.”

Faria mais sentido, não?! Pra mim, um troféu não passa de um Joseph Climber: Um belo e eficiente peso de papel.

Não estou dizendo que eu estou certo. Longe disso! Espero que alguém venha aqui e me corrija, mostrando por A+B porquê um troféu de Cannes tem tanta importância assim na vida de uma pessoa. Quem sabe assim eu entenda de uma vez por todas a mente desses publicitários e comece a me tornar um excelente exemplar da espécie?!

Muito menos quero defender a idéia de que eu não gosto de assistir as peças premiadas. Não, não! Acho que tem coisas ali que só um gênio poderia ter pensado.

Mas enfim, enquanto isso… Alguém paga minha passagem preu defender minha teoria na apresentação do Cannes no ano que vem?

4 comentários sobre “Cannes

  1. Eu defendo os prêmios! Quero colecionar muitos ainda…
    Se ganhar alguns troféus no II Prêmio Totem, já foi TÃO bom, imagina ganhar um leãozinho?
    Acho que os prêmios servem como reconhecimento! Artistas são premiados, filmes são premiados, diretores, cantores..enfim! Pq nao premiar nós, publicitários, que oferecemos tanto entreterimento, tantos filmes legais e enfeitamos as revistas, jornais e etc?! Salario só não basta não!!! Hahahaha…
    Arquitetos são premiados tbm, engenheiros, médicos, cientistas…
    Fala-se tanto em Cannes pq é um premio de publicidade, né?! E o que publicitário faz de melhor?! Anuncia pra todo mundo!
    Hahahahahahahahaha!

    Curtir

  2. Eu estou tout à fait d’accord com Gabi! Adoro propagandas!

    E, se Cannes é hypado… bom, só segue mais ainda a tendência de mitificação dos europeísmos… exeeemplo: Milão deixou de ser capital do Design há mto tempo… Yet… ainda tem o poder do nome…
    Tipo a USP… fulano pega seu currículo e bate o olho “uau, graduado em [qualquer coisa] pela USP…”
    Fuódassi se o cara é um completo incapacitado…já sai na frente!

    Mesma coisa com Cannes.

    É o nome, mon chou, é o nome.
    Vcs publicitários sabem muito bem que uma embalagem bem feita pode vender qualquer coisa !

    On a lighter note… se precisar de companhia pro tapete vermelho de Cannes, tamos aí, viu? Eu sei fazer cara de acompanhante francesa nojenta blasé, vai ser super temático!
    E andei renovando meu guarda-roupa de gala, tem uns que são um eshpetáculo, fotografam moento bem!😄 huehueuheeuhehu

    Curtir

Deixe uma resposta

