Mergulhar é Preci(o)so.

Eu e Daniel, 2003/Ilha Grande Eu lembro que era 2005, e eu tinha acabado de entrar na faculdade, quando meu irmão apareceu com a idéia de fazer um curso de mergulho. Eu já tinha mergulhado antes, em 2003 – o tal do “batismo”, que é quando você não tem certificação, e tem que mergulhar com um instrutor –, quando o pessoal do colégio fez uma viagem à Ilha Grande, com a professora de biologia. Só eu e o Daniel havíamos empolgado pra fazer um mergulho de cilindro, e acabou que na hora de descer, ele não conseguiu descompressar (quando você iguala as pressões interna do ouvido com a externa), e eu fui sozinho com o instrutor. Preciso falar que a experiência foi fantástica?😀

Sendo mineiro, a primeira pergunta que me passou pela cabeça quando meu irmão me chamou, foi: “vamos ter que ir pra qual cidade fazer o curso?”. Se naquela época eu soubesse que Belo Horizonte se tornaria a segunda cidade brasileira que mais certifica mergulhadores credenciados, certamente saberia que não ia precisar ir pra lugar nenhum – poderia fazer todo o curso, teórico e prático, em uma das escolas de mergulho daqui mesmo. Só ia ter que fazer uma prova prática numa viagem de fim de semana ou feriadão prolongado. Mesmo com alguns medos – até hoje eu sinto arrepior na espinha só de pensar em ter que passar por debaixo de um barco, por exemplo –, fomos lá fazer a matrícula do curso básico. Uma semana depois, a prova teórica estava feita e a prática marcada pro feriado da Semana Santa, em Búzios – informações à confirmar. Fui procurar meu logbook com os dados do mergulho e descobri que não tenho idéia de onde eu o guardei da última vez. Sucks to be me, I guess…

Verdade seja dita: eu não passei na prova teórica. Tive que refazer depois da viagem e hoje tenho minha Meu irmão e eu, 2007/Guaraparicertificação internacional de mergulhador básico.  O que isso quer dizer na prática? Que eu posso mergulhar com minha dupla, sem a necessidade de nenhum instrutor, até uma profundidade de 18 metros, desde que exista luz natural (somente mergulhos diurnos) e em águas abertas (eu não posso entrar em cavernas ou dentro de naufrágios, por exemplo – mas posso contorná-los e apreciar por fora, como já fiz). Como todo mergulhador certificado, eu não devo e nem posso – e nem quero, na verdade – mergulhar sozinho. O mergulho de scuba é feito sempre em parcerias de, no mínimo, duplas. Ter um irmão que é ainda mais empolgado do que você com mergulhos ajuda muito, vai por mim.😉

Durante o curso você aprende diversas coisas, tanto práticas quanto teóricas. Identificar e montar os equipamentos, planejamento de mergulho, descompressão, tabela descompressiva, flutuabilidade, física e fisiologia do mergulho, situações de resgate e emergência, e até um pouco sobre ecossistema e meio ambiente. Tudo isso e mais um pouco que você aprende sem nem perceber a quantidade de coisa que é. Mas nada se compara a estar na água e por tudo em prática. Ou quase tudo, porque tem umas coisas de emergência e resgate que você torce pra nunca precisar fazer, como dividir o cilindro de oxigênio porque o seu dupla esqueceu de olhar e controlar o gasto do dele.

A calma e o silêncio lá em baixo é coisa de outro mundo, porque o que você consegue ouvir e distinguir sem esforço é a sua respiração e as bolinhas de ar saindo do respiradouro. Faz você criar toda uma nova consciência sobre sí próprio – porque controlar o ritmo de respiração e sua posição de flutuabilidade é essencial no mergulho – e sobre o mundo que te cerca – porque qualquer mínimo movimento que você faça embaixo dágua, vai refletir em você e na sua posição de mergulho, ou no ambiente ao seu redor.

Eu, 2007/Gurapari Ainda não tive a sorte de cruzar com um grupo de baleias e ouvir os sons lá de baixo, mas já nadei com uma tartaruga marinha – e verdade seja dita novamente: se não fosse pelo meu irmão, eu nem teria visto. Claro, pra ter uma visibilidade bacana e um ecossistema rico de vida marinha, vai depender muito do local e da época que você for mergulhar. No primeiro mergulho, aquele lá em Ilha Grande, eu lembro que a visibilidade não era das melhores. A gente foi em Julho, acho que era época de chuva, e o mar tava muito revirado, com muita areia diminuindo o alcance da visão. No mergulho da prova prática foi mais tranquilo, apesar de também pegarmos um pouco de chuva. Em Guarapari, em 2007 – se eu não me engano –, a visibilidade tava bem legal, e a biodiversidade é uma das melhores da região Sudeste.

Mas não só de vida marinha vive um scuba diver. O mais legal do mergulho são as amizades que a gente faz durante uma viagem, ou até mesmo só estando em contato com o esporte. Não existe scuba diver que não seja apaixonado pelo mar, pelo mergulho, e por contar e ouvir experiências diversas sobre a vida lá embaixo. Isso ajuda bastante a manter um tópico de conversa e discussão, mesmo quando você não tem nada em comum com um outro mergulhador – o que é bem raro de acontecer.

Então, se você estiver procurando um lazer social, que vai te proporcionar não só um conhecimento aprofundado sobre você e o meio ambiente, mas também novos amigos e um estilo de vida mais centrado no que realmente importa na sua vida, o mergulho subaquático – ou Scuba Diving – é o que eu tenho pra te indicar hoje.😉

P.S.: Após o jump, tem uma seleção de fotos que eu carinhosamente roubei do site da DiveLife, escola de mergulho daqui de BH que é sensacional. Não só pela seriedade e carinho com que os cursos são ministrados, mas pela amizade e respeito que o pessoal de lá tem com os Divers que viajam quase todos os meses, pra mergulhar pela costa brasileira. As fotos dão só um gostinho bem pequeno das maravilhas que a gente consegue ver enquanto mergulha, e eu espero que seja um incentivo à mais para que vocês possam pelo menos experimentar essa vida – seja fazendo um mergulho de “batismo”, ou um curso de mergulho básico igual o que eu fiz. Mas não garanto nada se, após a primeira experiência, você também se apaixonar pelo Scuba Diving. Só digo que, se for mergulhar, não esquece de me chamar, ok?😉

Um pequeno desafio/trívia/quizz: você consegue identificar cada uma das espécies que aparecem ai embaixo?😉

01 02 03 04 05 06  100908121311     14 0715

4 comentários sobre “Mergulhar é Preci(o)so.

  1. Hummm… o ser da primeira foto é o mais complicado!!! O Bolhus Aquaticus!!! Raríssimo espécie!!! Hehehhee… show de bola o texto. Bora pra Curaçao agora!!!

    Curtir

  2. Igor, tenho só 1 palavra sobre seu post: INCRIVEL!
    Sempre quis mergulhar, a única vez que mergulhei foi sem cilindro, com a escola em Parati, a água estava tão gelada que eu desisti.
    E agora que descobri essa escola de mergulho aqui em Bh, você só fez minha vontade aumentar. Assim que mudar para cá vou providenciar isso, com certeza!

    Eu não sou a única pessoa a ler seu blog viu, bobão?! Hahah, adoro demais seu 14demarço.

    Curtir

  3. Pingback: The Tank Bangers – Our Blue.. « 14 de Março

Deixe uma resposta

