Hora do Planeta? Ah, não fode, vai…

earthhour_head_banner Não é de hoje que rola um movimento do Earth Hour – ou Hora do Planeta – para que em um dia específico, todas as pessoas do mundo apaguem as luzes de suas residências em uma forma de comovermos uns ao outros sobre o aquecimento global e como o planeta Terra precisa da nossa ajuda. A ação deste ano acontecerá hoje, dentro dos horários de 20:30 à 21:30 (horário de Brasília). Apesar de ser um admirador da WWF (entidade que realizou e está promovendo a campanha), e também um grande fã do planeta Terra, sabe o que eu tenho a dizer sobre isso?

AH, NÃO FODE!

 “Salvar o planeta? Nós não sabemos nem mesmo como tomarmos conta de nós mesmos; não aprendemos como tomar conta uns dos outros. Nós vamos salvar o planeta? Não há nada de errado com o planeta. O PLANETA ESTÁ ÓTIMO! AS PESSOAS ESTÃO FUDIDAS! Comparado com as pessoas, o planeta está excelente. Ele esteve aqui por mais de quatro bilhões de anos… O planeta não está indo a lugar nenhum, nós estamos! Nós estamos indo embora.” – George Carlin.

É muita pretenção nossa, como uma espécie de não mais do que duzentos mil anos, achar que podemos afetar de alguma forma o planeta – que como já foi dito, tem mais de quatro BILHÕES de anos –, à ponto de destruí-lo. Não se iluda, jovem arrogante. Nós não vamos destruir nada, além da nossa própria sobrevivência. Se todos os paradigmas negativos se concluírem, e realmente acontecer um aquecimento global, seguido por mais uma Era Glacial – o que, você não sabia que essa seria a ordem natural das coisas? Aposto também que nem imaginava que a Terra já passou por mais de TRÊS Eras Glaciais anteriores e… Opa! Olha só, ela continua por ai… – a raça humana que será prejudicada. O planeta vai sobreviver. O planeta vai se repovoar. O planeta vai conseguir se rebalancear, como tem feito a MAIS DE QUATRO BILHÕES DE ANOS! Não pense que nós, como uma simples e frágil raça – porém com uma capacidade para sermos MUITO MAIS – iremos destruir o planeta.

Portanto, se você quer lutar contra o aquecimento global, use pelo menos o discurso certo: você não quer salvar o PLANETA. Você quer salvar a SI PRÓPRIO! Você quer garantir o seu futuro, e o futuro de seus filhos e netos e de toda a sua espécie. Seja sincero consigo mesmo e admita pelo menos esse nível de egoísmo. Você estará prestando um favor à quem quer salvar, porque enquanto nós não percerbermos que temos que cuidar do meio ambiente para que nós mesmos possamos sobreviver, nada no mundo vai mudar. Infelizmente.

3 comentários sobre “Hora do Planeta? Ah, não fode, vai…

  1. Cara, concordo PLENAMENTE contigo!
    Adoro Biologia, estou estudando pra passar na USP nisso, portanto SEI que somos simplesmente uma espinha verde na cara da Terra, que, caso não entremos nas regras da Terra, ela simplesmente nos espreme pra fora da história do planeta.
    Só que apagar as luzes não seria uma ato de sobrevivencia da nossa raça?
    Se a gente acha que vai salvar o mundo ou se vai salvar nossa raça, vc não acha que o argumento não importa? Ja que o objetivo de ambos é simplesmente a preservação do meio ambiente?
    Seguindo sua (nossa) filosofia.. a Hora da Terra seria coerente MESMO assim. (ainda que POUCO, mas ajuda… não?)
    Abraço! Responde ae!

    Curtir

  2. @Lucas Andrade

    Cara, ajudar DE FATO, eu acho que não ajuda não. Porque, de que adianta apagar as luzes por 1h de um dia, se nos outros dias as pessoas nem se importam com nada? Não fazem coleta seletiva dos lixos, não procuram andar com o carro regulado ou usar meio de transporte mais bio-eficientes, não se preocupam com o gasto total de energia nos eletrônicos de casa, nada disso…

    Mas o ponto que eu queria pegar neste texto, nem é o “que se preocupa à toda hora, e quem só faz porque é modinha”. O que eu queria ter enfatizado é esse discurso de “vamos salvar O PLANETA”. Isso não existe, cara. Você mesmo disse ai, “somos simplesmente uma espinha verde na cara da Terra”. Esse discursinho que nós somos fundamentais pro equilíbrio da Terra e que nós vamos torná-la estéril é um absurdo! Não concordo mesmo.

    A Hora do Planeta tem lá seus pontos positivos: traz awareness à situação climática mundial, conscientiza as pessoas. Chama pra responsabilidade. E isso é sempre válido.

    O que me deixa puto mesmo é falar que é para o bem do Planeta, sendo que somos nós quem mais perderíamos.

    Obrigado pelo comentário e por enriquecer a discussão.🙂

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s