Leitura Defecal – de onde veio?

Aprendeu com quem? Já pararam pra pensar em quem será que foi a primeira pessoa a ler enquanto usava o banheiro? Será que foi um faraó de estômago difícil, no antigo Egito? Tava cansado de perder tempo olhando os hieróglifos no banheiro real, e resolveu levar um papiro modesto consigo. Céus, a própria leitura de hieróglifos pode ter gerado toda essa nossa cultura de absorver cultura enquanto fazemos merda. Infelizmente, aprendemos também à fazer merda e chamar de cultura. Mas acho que isso pouco teve a ver com os faraós.

Talvez tenha sido uma mulher. Uma bibliotecária real, de bexiga preguiçosa, na idade média. Devemos anos a fio de leitura defecal à uma senil senhora que, não raras vezes, usava o próprio papel que lia para se limpar? Será que depois ela se perguntava aonde tinha ido parar aquela passagem importante, que precisava ser transcrita?

Quem sabe essa tradição não é mais antiga? Herdamos dos Feníncios, Mesopotâmicos, Babilônicos e Sumérios, com sua escrita cuneiforme, e tábuas duras que, definitivamente, não serviam para nada além da leitura? Duro imaginar que os antigos sábios sequer cogitaram um dia se limpar com aquelas tábuas, ao se darem conta que a folha de bananeira tinha acabado.

Será que foram os Celtas? Às vezes, toda essa tradição de ler e cagar fazia parte de algum ritual antigo. Sei lá, vai ver que o papel da época ficava melhor paraos feitiços depois de uma adubação humana. Esses celtas sempre gostaram de coisas naturais e contato com a natureza. É bem provável, viu…

Seja lá quem tenha sido, agradeço por ter deixado a invenção na memória genética humana. Ato tão sagradamente enraizado em nossa cultura – ato esse que é difundido em todo o planeta – deveria ter seu próprio feriado mundial. Voto no Mr. Hankey de South Park como garoto propaganda e mascote oficial. Agora me dá licença que eu vou ler mais um pouquinho.

Um comentário sobre “Leitura Defecal – de onde veio?

  1. Pingback: Desconstruindo hábitos absolutos | 14 de Março

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s