Fazendo Magia

Spilogo Tem gente que não acredita em magia. Que acha que fazer e acreditar em magia é coisa de criança, ou de bobo. O pior é que grande parte da sociedade – e das engrenagens que a fazem girar – te forçam a acreditar nessa mentira. Sim, mentira. Magia é fácil, prático, e se até eu já consegui fazer, te garanto que qualquer um pode dar seus pulos por ai.

Magia não é lançar bolas de fogo pelas mãos, não é dividir oceanos, não é domar tempestades ou andar sobre as águas. Mas confesso que seria bem prático saber transformar água em vinho. Magia não é algo sobrenatural, mas com certeza é algo mágico.

Fazer magia é saber tocar no emocional das pessoas. É saber sorrir, ser carinhoso, é querer e estender uma mão de suporte quando o outro necessita. Um músico faz magia quando consegue criar uma música que te lembra aquele domingo chuvoso no ponto de ônibus, nos braços de uma pessoa especial. Magia é quando um publicitário desenvolve uma campanha que te faz realizar que simples mensagens de carinho e conforto são algo importante na recuperação de pacientes com doenças graves. Tem algo mais mágico do que um sorriso de um bebê?

Caminhar aquela “milha extra” é sempre uma forma legal de gerar magia.

Tenho casos de magia em minha vida que nunca esquecerei. Em um deles, eu tinha acabado de me mudar para a cidade grande, e estava com bastante receio de ir andando até minha nova escola. Lembro que estava caminhando por uma rua qualquer, com uma expressão tensa no rosto, quando passei por uma velhinha que, sem motivo algum, sorriu e me desejou um “bom dia”. Pra qualquer outra pessoa, poderia não significar nada. Mas pra mim, que estava tão travado naquela hora da manhã, o sorriso e o bom dia da senhora foi como um boost de coragem, calma e confiança. Não tive outra reação a não ser sorrir e lhe desejar um bom dia, em retorno.

Quando se trabalha na maior empresa de entretenimento do mundo, se aprende que o importante não é criar a  magia, mas mantê-la. A magia – assim como um suspiro, uma bolha de sabão, e dentes de leão – é uma coisa frágil. Tem a duração de instantes, momentos raros e únicos, que podem mudar o rumo de vida das pessoas. Não é incomum ouvir pessoas reclamando, por causa de uma única experiência ruim. A magia também tem seu lado negro, você já deve ter ouvido falar.

Magia não é bicho de sete cabeças, apesar do que algumas pessoas insistem em acreditar. Você já fez alguma magia hoje?

2 comentários sobre “Fazendo Magia

  1. Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Fui parar por acaso no post sobre turma da Mônica e dei uma lida em outros posts. Bacana, mas aqui não concordo com esse teu uso da palavra magia. Embora o teu uso da palavra seja não sobrenatural, o senso comum diz que é. Então para evitar ambiguidades, porque não usar outras palavras que representam o que tu realmente queres dizer, como simpatia, bom humor, otimismo, amor, … O mundo já é “místico” demais. Evitemos as ambiguidades. Abraço.

    Curtir

  2. Oi, Leo.
    Primeiramente, fico feliz que você tenha gostado dos textos. Não é sempre que eu escrevo, mas você está convidado a voltar sempre que quiser.

    O intuito do texto era exatamente fazer uma brincadeira, desmistificando a magia. Você disse que o senso comum diz que a magia é algo sobrenatural, e eu também concordo. Eu tentei mostrar uma outra forma de ver a magia, como algo simples do nosso dia a dia.
    Algumas religiões e linhas de pensamento assumem que a própria bondade, o ato de fazer o bem, é uma corrente mágica, que faz o próprio bem retornar à você. É o caso do KARMA, e daquela frase “tudo que você faz para os outros, volta pra você em 3x”.

    Minha intenção não era só mostrar que a magia pode ser não tão mística e complicada, como muita gente afirma. A intenção principal era tentar passar a idéia que, fazer bem ao próximo também é uma fonte mística de bem estar e magia.

    Muito obrigado pela visita e pela discussão. Volte mais vezes.🙂

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s